Se teve uma gravidez saudável e um parto vaginal normal, poderá retomar a atividade física (AF) novamente logo após o nascimento do bebé. Normalmente, é seguro retomar a AF alguns dias após o parto, ou assim que se sentir preparada.

Se teve um parto por cesariana, instrumentalizado (forcéps, ventosa, etc) ou com outras complicações, deve perguntar ao seu profissional de saúde quando é seguro retomar a AF.

Procure permanecer ativa por 20-30 minutos por dia. Quando retomar a AF após o parto, comece com exercícios simples que ajudem a fortalecer os principais grupos musculares. Caminhar é uma ótima maneira de voltar à sua forma física. Gradualmente, pode adicionar exercícios de intensidade moderada. Se praticava AF vigorosa antes da gravidez ou se é uma atleta de competição, pode realizar uma atividade de intensidade mais vigorosa.

Outra forma de fazer exercícios diários e de se manter motivada é ingressar numa classe de movimento.
Todas as diretrizes acima mencionadas não substituem o parecer do seu profissional de saúde assim como uma avaliação do seu pavimento pélvico por um fisioterapeuta especialista em Saúde Pélvica!

Informe-se sobre as nossas consultas de avaliação assim como as nossas classes de exercício clínico.

 

Fisioterapeuta Maria João Bexiga