Nas mulheres grávidas e no pós-parto, a atividade física durante proporciona os seguintes benefícios para a saúde materna e fetal: diminuição do risco de pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, diabetes gestacional, ganho excessivo de peso, complicações no parto e depressão pós-parto; menores complicações no recém nascido, efeitos adversos do peso ao nascer e risco de natimortalidade.

Recomenda-se que todas as mulheres grávidas e no pós-parto sem contraindicações, devem:

• Realizar atividade física regular durante a gravidez e no pós- parto.
• Realizar pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada ao longo da semana, para efeitos substanciais na saúde.
• Incorporar atividades aeróbias e de fortalecimento muscular diversificadas. Adicionar alongamentos leves também pode ser benéfico.
Adicionalmente:
• As mulheres que antes da gravidez, praticavam habitualmente atividades aeróbias de intensidade vigorosa, ou aquelas que eram fisicamente ativas, podem continuar essas atividades durante a gravidez e no pós-parto.

É recomendado que:

• As mulheres grávidas e no pós-parto devem limitar o tempo em comportamento sedentário. A substituição do tempo sedentário por atividades físicas de qualquer intensidade (inclusive de baixa intensidade) proporciona benefícios para a saúde.
Os fisioterapeutas podem desempenhar um papel significativo no incentivo ao movimento em mulheres saudáveis e mulheres com alterações metabólicas durante a gravidez e, assim, ajudar a combater o ciclo vicioso da obesidade, melhorando a saúde materna e do bebé.

WHO. (2020). WHO Guidelines on physical activity and sedentary behaviour, Web Annex, Evidence Profiles. World Health Organization, 535.

Todas as diretrizes acima mencionadas não substituem o parecer do seu profissional de saúde assim como uma avaliação do seu pavimento pélvico por um fisioterapeuta especialista em Saúde Pélvica!
Informe-se sobre as nossas consultas de avaliação assim como as nossas classes de exercício clínico.

Fisioterapeuta Maria João Bexiga