Quando aparece o diagnóstico de protusão ou hérnia de disco, isto significa que a sua coluna se encontra sobre compressão, mais especificamente, duas ou mais vértebras apresentam-se demasiado aproximadas fazendo com que o disco que existe entre elas se comprima e sai para fora da sua posição preferencial, originando uma protusão ou uma hérnia.

Esta alteração pode ocorrer em qualquer nível da coluna vertebral, sendo que o mais comum é o aparecimento na região lombar (os segmentos L4-L5 e L5-S1 são os mais afectados), no fundo das costas, grande parte por ser esta uma região de maior mobilidade e por sofrer mais forças de compressão.

Os motivos que podem originar esta degeneração com a projecção do núcleo são variados: desequilíbrios musculares, esforços nas atividades de vida diária (AVD’s) e posturas que facilitam a desorganização da distribuição das pressões do disco, traumas directos.

O diagnóstico é feito através de um exame clínico atento e preferencialmente confirmado com uma imagem para se perceber melhor quais os níveis que podem estar afectados.

O tratamento conservador mais indicado é a Fisioterapia, que tem como objetivo devolver funcionalidade àquela articulação pois com o passar do tempo, se o movimento não é restabelecido, os músculos começam a atrofiar, perdendo flexibilidade. Assim, o espaço entre uma vértebra e outra, destinado aos nervos, começa a diminuir, comprometendo o impulso nervoso, podendo originar, para alem da falta de forçam sintomas neurológicos como alterações de sensibilidade, sensação de queimadura ou de formigueiro na coluna ou nos membros.

Esta lombalgia (dor na lombar) devido à presença de hérnia de disco é uma disfunção que acomete ambos os sexos, podendo variar de uma dor súbita à dor intensa e prolongada. A probabilidade de haver uma recaída é elevado, de 30 a 60%, maioritariamente devido a questões laborais: sedentarismo, a perda do movimento, ligada ao esforço excessivo ou repetitivo, maus hábitos posturais e disfunções biomecânicas que podem levar ao aparecimento da hérnia de disco.

Na fisioterapia o tratamento passa pela realização de um tratamento localizado, como por exemplo, reorganização fascial e articular, aliado a tratamentos mais integrativos como a orientação para o exercício clínico de correcção postural, de mobilidade, de alongamento e de fortalecimento e coordenação motora, bem como um aconselhamento na organização ergonómica.

Assim, como vê, se tem uma hérnia de disco que lhe causa dor e perda de mobilidade, a Fisioterapia pode devolver-lhe a liberdade de movimentos e o conforto que necessita.

 

Fisioterapeuta Ana Guedes