Tenho uma má postura?

O método Mézières é um método de fisioterapia e de reabilitação postural, significa que está habilitado a reabilitar alterações posturais, entre outras.

A originalidade do Método Mézières baseia-se no princípio que a musculatura posterior da coluna e pernas tem responsabilidade em várias patologias encontradas em várias áreas de actuação da fisioterapia, como por exemplo, traumatologia, ortopedia, reumatologia, neurologia, saúde da mulher e cárdio-respiratória.

O que este método defende é que “o que é belo funciona bem” e que as deformidades posturais são geradas por excesso de activação muscular, principalmente das cadeias musculares posteriores. E ainda propõe a alcançar harmonia muscular diminuindo deformidades como: lordoses, rotações e bloqueios diafragmáticos.

O Método Mézières constitui uma nova base para a fisioterapia onde o princípio é o de não devemos mais causar, nem aumentar, nem promover, nem permitir a lordose se queremos melhorar o estado dos nossos pacientes.

Neste método o diagnostico é através da observação morfológica, pois o corpo deforma-se para escapar à Dor, onde resultam as compensações.

A “bela forma” é algo que queremos atingir e para que isso aconteça é preciso que se obtenha o alinhamento occipital-escápula-sagrado.

Francoise Mézières, defende que para atingir a bela forma ou o equilíbrio corporal é preciso trabalhar os seguintes pontos:

– Desbloqueio respiratório com uma respiração diafragmática;

– Alongamento muscular;

– Relaxamento muscular;

– Contração excêntrica;

– Trabalho muscular activo dos músculos anteriores.

É com posturas e com o ensinamento da respiração que em Mézières se pretende desordenar a cervical, a torácica e a lombar.Neste método a respiração é activa, mas o tipo de respiração vai depender dos dismorfismos observados em relação à bela forma.

Se precisar de ajuda com a sua postura, procure um profissional qualificado com ferramentas validadas!

Fisioterapeuta Susana Órfão