Avaliação Biomecânica

A avaliação biomecânica estuda as variáveis de movimento, força, intensidade e tempo na execução de atividades, como caminhar. Alterações estruturais, como possuir uma perna mais curta, desvios no alinhamento dos joelhos, flexibilidade aumentada nos arcos dos pés e disfunções musculares produzem lesões com repercussão geral no equilíbrio físico e funcional do corpo.

– Por que fazer uma avaliação biomecânica?

Movemo-nos para praticar desporto, para executar atividades laborais ou quotidianas.

A deficitária ergonomia na execução de um gesto, o treino excessivo ou a posição viciosa enquanto nos movemos resultam em processos inflamatórios e degenerativos que nos conduzem à lesão / doença.

A manutenção do movimento é a garantia de um estado de saúde dinâmico e em regeneração, por isso é importante analisar a posição estrutural dos segmentos corporais, a amplitude de movimento das articulações, a força, assim como, a resistência muscular na execução de ações para perceber a origem da lesão.

Avaliação biomecânica para todos!

Processos sistémicos, como alterações neurológicas, conduzem à rigidez e repetição de movimentos lesivos sobre os pés, muito comum em pacientes que sofrem de acidentes vasculares cerebrais ou diabéticos.

As crianças estão sujeitas a diferentes transformações fisiológicas durante o seu crescimento. É importante acompanhar as diferentes fases a fim de prevenir alterações estruturais osteoarticulares, como a posição dos joelhos e a pegada plantar.

Sintomas na coluna vertebral advém maioritariamente de alterações no seu alinhamento fisiológico. Este registo tem origem na forma como apoiamos os pés no solo ou por consequência de uma falsa ou real perna curta.

Na prática de desporto é importante a execução de gestos eficazes com menor taxa de esforço metabólica possível, a fim de obter a melhor rentabilidade.

As lesões surgem por gestos de repetição e por compensação de posturas desadequadas associadas a limitações estruturais e funcionais do sistema musculoesquelético do atleta. O processo inflamatório e quando repetitivo conduz a uma quebra de rendimento desportivo, que se não identificado, pode levar à suspensão da atividade.

A avaliação biomecânica não é apenas um teste da “pegada plantar” ou um sistema de vídeo que analisa como caminhamos, ou corremos, por exemplo.

Esses sistemas são na verdade exames complementares da avaliação e só e apenas o conjunto de todas as avaliações determina o diagnóstico biomecânico.

A análise biomecânica é realizada mediante o estudo de:

– Amplitude de movimento articular;

– Força e resistência muscular;

– Cinética e cinemática da marcha/corrida;

– Distribuição das pressões plantares (podobarometria);

– Eletromiografia;

– Medições corporais / posturais;

– Calçado laboral, quotidiano e desportivo.

Por: Podologista Dr. Manuel Cerqueira