Após infecção pela Covid-19, muitas pessoas relatam sequelas da doença, tanto do ponto de vista respiratório como motor; porém as consequências emocionais não têm sido tão divulgadas quanto o necessário.

As sequelas podem gerar impacto no dia-a-dia da pessoa, resultando numa incapacidade de retomar algumas atividades que realizava anteriormente à infecção.

Entre as complicações físicas mais comuns associadas ao paciente com a forma grave da Covid-19 durante o período de hospitalização estão: comprometimento pulmonar e do sistema cardiovascular, neuromiopatia com atrofia (periférica, central e respiratória), sarcopenia, redução na capacidade de fazer exercício, distúrbios do sono, presença de dispneia e fadiga aos esforços, comprometimento da qualidade de vida e transtorno pós-traumático.

Relativamente às complicações emocionais destacam-se a ansiedade e a tristeza/depressão provocadas pelo isolamento e o desgaste emocional associado ao cansaço, dores ou dificuldades respiratórias

Sendo assim, a indicação de reablitação pós infecção por Covid-19 deve ser criteriosa e destinada àqueles pacientes que terão benefícios com a mesma. Por isso, cabe aos técnicos uma avaliação minuciosa da qual resulta a possível necessidade de acompanhamento com suas intervenções, as quais devem ser sempre correlacionadas com um objetivo, de preferência mensurável.

Na fisioterapia escolha de testes funcionais adequados no momento é determinante para a elaboração do processo terapeutico e definição dos objetivos, podendo assim, auxiliar na avaliação da magnitude do impacto da Covid-19 na capacidade funcional do indivíduo.

O fisioterapeuta tem um papel contínuo em fornecer intervenções para mobilização, condicionamento cardiorrespiratório, exercício e reabilitação (por exemplo, pacientes internados com comorbidades que evoluem para um declínio funcional significativo e/ou fraqueza adquirida na UCI).

Na psicologia sentimentos como a culpa por terem sido responsáveis pelo eventual contágio de outras pessoas ou o “medo do desconhecido” acerca das sequelas provocadas pelo Covid-19, também podem ser motivo de preocupação.

Assim, esteja atento aos sinais e cuide da sua saúde física mas também da sua saúde mental!

Por: Fisioterapeuta Gabrielle Brandão e Psicóloga Sophie Fachada